Articulação assegura cerca de R$ 8 milhões para Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Articulação assegura cerca de R$ 8 milhões para Alto Araguaia

Marcos Cardial

Uma reunião com o deputado estadual Juarez Costa (MD) em Cuiabá nesta terça-feira (23) assegurou cerca de R$ 8 milhões para investimentos no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Os recursos serão aplicados na área da saúde, entrega de um caminhão caçamba e uma pá-carregadeira, aquisição de máquinas e implementos, além de ônibus para atender as secretarias de Saúde e Assistência Social. O prefeito Gustavo Melo (PSB) classificou o momento ‘como nunca visto antes na história da cidade’ dado o volume de recursos fundamentais para avançar na prestação dos serviços públicos.

Os recursos foram destinados por meio de emendas e também articulação do deputado Juarez Costa. Somente para custeio da saúde, que inclui alta e média complexidade, a previsão é que sejam liberados R$ 3,8 milhões já nos próximos 90 dias, visto que já estão previstas para orçamento 2021.

Outros R$ 3 milhões serão destinados ao município por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) com articulação do deputado federal Juarez Costa. Os recursos serão aplicados na compra de máquinas e equipamentos para atuar na recuperação de estradas. A agenda em Cuiabá também definiu, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral e com o deputado Juarez, a destinação de um caminhão caçamba e uma pá-carregadeira.

Ônibus para atender as secretarias de Saúde e Assistência Social também estiveram na pauta. O objetivo é que os veículos sejam utilizados para melhorar o transporte de pacientes que buscam atendimento fora de domicílio, atuar no transporte dos integrantes do Grupo da Terceira Idade e atender necessidades de projetos sociais.

Também participaram a agenda em Cuiabá a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Priscila Dourado; secretário de Finanças e Planejamento, Welton Vilela Cardoso; o assessor do deputado Juarez, o araguaiense Marco Aurélio; as vereadoras Mariana de Souza (presidente do Legislativo) e Marília Rabelo (vice-presidente); os vereadores Marcos Nunes (primeiro-secretário); Marilzan Nunes (PL); Clodoaldo Fernandes (DEM); Ricardo Barbosa (PSD); Odair Ferruja (DEM) e Luiz Carlos Machado, o Luizinho (MDB).

“Nunca presenciei algo neste sentido [volume de recursos assegurados]. Nos primeiros dois anos do meu mandato, o Juarez enviou R$ 5 milhões. Estamos saindo daqui com mais R$ 8 milhões. Chegamos a 13 milhões só de emendas e articulação do deputado Juarez. Quero agradecer imensamente. São recursos importantes e necessários para melhorar a qualidade de vida da nossa gente e fazer a cidade avançar. Alto Araguaia precisa se renovar e estamos trabalhando muito para isso. Com muito trabalho e planejamento vamos conquistar avanços importantes”, disse o prefeito.

Ao falar sobre os recursos destinados neste início de 2021 para Alto Araguaia, o deputado Juarez Costa citou o carinho que cultua pela cidade. “Vamos ajudar no que a gente pode. Tenho orgulho de ter participado e ajudado o Gustavo, especialmente nas dificuldades que enfrentou no primeiro mandato. Era desesperador ver uma arrecadação de R$ 11, 12 milhões cair para R$ 3 ou R$ 4 milhões. Essa união entre o prefeito e os vereadores é importante. Vamos somar esforços para que a cidade receba cada vez mais recursos. Alto Araguaia é uma paixão. Tenho um carinho especial por essa terra”, explica o deputado.

MAIS DA AGENDA - A terça-feira foi de muitos compromissos em Cuiabá. Na Assembleia Legislativa o prefeito Gustavo Melo, os secretários municipais e a comitiva de vereadores estiveram no gabinete do deputado estadual Thiago Silva (MDB). Em pauta, o fortalecimento da Unemat local, especialmente com a necessidade de tornar o curso de Direito com turma especial se torne regula e a chegada de novos cursos. No Palácio Paiaguás ocorreu uma agenda de última hora articulada pelo deputado federal Juarez Costa com o governador Mauro Mendes. Em pauta, projetos e investimentos para Alto Araguaia. O assunto voltará a ser discutido nos próximos dias.